segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Implantando a Cultura Ágil no Ambiente de TI



Através de experiências com XP e estudos dos métodos ágeis em empresas, fiz uma analise de como implantar a cultura ágil no ambiente de TI.

Tanto numa fábrica de software ou empresa que não adote o modelo fábrica de software a cultura cascata geralmente esta em funcionamento. O modelo cascata tem origem de projetos da construção civil e difere da produção de software, portanto o modelo cascata não seria totalmente apropriado para produção de software.

O Software sofre mudança até quando já esta pronto, já um prédio depois de pronto não pode ser movido de leste para sul. Imagine ter quer cortar um andar depois de pronto, seria impossível.

O modelo cascata foi adequado a produção de software, mas nada impede do modelo cascata ser usado com métodos ágeis, aliás convém dizer que alguns equipes utilizam métodos ágeis e cascata e outras equipes utilizam somente métodos ágeis.

O importante num ambiente de fábrica de software ou empresa é não impor para equipes a cultura ágil e sim convencer. Como pode ser feito isto? Cursos da cultura ágil para todos os envolvidos e depois workshops no trabalho para colocar na veia a cultura ágil.

Muitas empresas que começaram a cultura ágil e não proporcionaram cursos no inicio, tiveram dificuldades na implantação da cultura ágil.

Saliento que não estou falando inverdade quando digo que uma fabrica de software pode aplicar cultura ágil, já vi várias fábricas usando métodos ágeis e com sucesso.

Mas imagine um ambiente silencioso não ágil tipo uma fabrica de software ou empresa. O ambiente ágil há muito interação entre equipe e cliente, isto vai incomodar num ambiente silencioso.
O recomendável é uma mudança de layout com quadros nas paredes que são necessários nos métodos ágeis para controle das tarefas, outra sugestão são divisórias para cada equipe. Assim uma equipe não atrapalha outra e todos ficam bem à vontade para interação com cliente e equipe. Proporcionando a união do equipe.

Também cito que já vim ambientes aplicando métodos ágeis sem divisórias entre equipes diferentes e funcionou normalmente. Claro que tinha quadro do controle das tarefas e Daily Meeting.

As mudanças provém com aprovação do presidente e diretores da empresa é claro.

Convencendo e estimulando todo ambiente à cultura ágil entra naturalmente e a motivação das equipes na execução de tarefas renderá frutos melhores.

Software de boa qualidade que satisfaça a necessidade do cliente com agilidade e colhendo bons frutos para empresa.

Bye see you next post

Nenhum comentário:

Postar um comentário