terça-feira, 14 de setembro de 2010

Três coisas que você pode fazer para tornar o software melhor by Luigi R. Viggiano

image_6

Pensamento top-down

Quando escrever seu código não iniciar a partir da implementação, iniciar a partir do código do cliente. Hoje em dia é popular falar sobre TDD e como escrever código de teste levando ao um projeto melhor. Da mesma maneira você pode escrever seus serviços de back-end a partir do front-end. O design interno deve emergir de casos de uso e não vice-versa. Assim, testes de software precoce não são apenas as unidades de aplicações mais confiáveis, são importantes e levam um código melhor: fácil de entender, aumentar e manter.

Escrever código legível

Deixe que o código seja auto-explicativo. Se notar que esta escrevendo muitos comentários para explicar um algoritmo, provavelmente significa que seu código não é legível. O comentário no código fonte é a documentação para desenvolvedor, mas se código é compreensível por outro desenvolvedor é a melhor documentação. Não coloque "debug" em todos os lugares, registrando ! = Depuração.

Manipulação de exceção

É a fonte de muitos erros: capturar uma exceção e deixar outra passar completamente. Evite o "catching-and-rethrowing"  e exceção de deglutição. Existem vários artigos sobre o que não se deve fazer, um bom artigo: Exception Handling Antipatterns. Verifique se o seu software avisa quando acontece algum problema e não só funcione bem quando tudo vai bem. Isso reduzirá a necessidade de procurar problema no arquivo de log.

Fonte: http://en.newinstance.it/2010/04/16/top-3-things-to-do-to-make-better-software/

Bye see you next post

Nenhum comentário:

Postar um comentário