terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ritmo de Trabalho Semanal Sustentável

zebra

O ritmo de trabalho semanal sustentável evita o cansaço mental e físico das pessoas. É o chamado ritmo inteligente de trabalho.

Cenário do ritmo de trabalho não sustentável na TI

Para entregar um produto de software no prazo ou diminuir o atraso na entrega, geralmente os integrantes da equipe fazem horas extras, viram madrugadas e trabalham nos finais de semanas. Resumindo, um ritmo intenso de trabalho, que geralmente esta acima do limite da equipe.

Efeitos colaterais do ritmo de trabalho não sustentável na TI

Desenvolver um produto de software com erros é um efeito colateral do ritmo de trabalho não sustentável. O cansaço, o sono, a falta de atenção conduz a desenvolver um software com erros.

O outro efeito colateral é uma equipe doente. Uma equipe é composta por seres humanos, quem tem necessidades básicas como repousar e comer.

E como trabalho semanal sustentável poderá ajudar no desenvolvimento do produto de software?

O trabalho semanal sustentável é forma inteligente de trabalho que evita déficit de atenção da pessoa por causa do cansaço.

Se for mantido um ritmo de trabalho semanal sustentável para equipe, os erros tendem a diminuir no desenvolvimento do produto de software. Outra tendência é manter um ritmo quase constante de desenvolvimento do produto de software, isso acontece porque equipe esta no seu limite sustentável. Evitando faltas dos integrantes da equipe por causa de doenças ligadas ao cansaço. 

O ritmo de trabalho sustentável é mesmo trabalho energizado do extreme programming.

Fonte:

“Livro Scrum e XP direto das Trincheiras” by Henrik Kniberg

http://www.infoq.com/br/minibooks/scrum-xp-from-the-trenches

“Extreme Programming” by  Vinícius Manhães Teles

http://improveit.com.br/xp

Ta-ta for now

Nenhum comentário:

Postar um comentário