domingo, 9 de janeiro de 2011

Benefícios da Programação em Par

pair

A programação em par é uma das práticas mais conhecidas do método extreme programming. Mas é polemica, nem todas as equipes, pessoas ou empresas visualizam seus benefícios.

Na programação em par temos o piloto que desenvolve e co-piloto que analisa e revisa.

Alguns benefícios da programação em par:

  • Aumenta a qualidade do código;
  • Aumenta o foco da equipe;
  • Muitos desenvolvedores que não apreciam, quando experimentam, gostam da programação em par;
  • Trocar os pares freqüentemente facilita a comunicação de toda equipe e a troca de conhecimento, uma alta interação entre equipe;
  • Programação em par nivela o conhecimento da equipe;
  • Fornece uma revisão de código pelo co-piloto, uma espécie de compilador humano;
  • Fornece uma analise do negócio pelo co-piloto.

Fonte:

” Livro Scrum e XP direto das Trincheiras” by Henrik Kniberg

http://www.infoq.com/br/minibooks/scrum-xp-from-the-trenches

Ta-ta for now

3 comentários:

  1. Eu já fui a favor da programação em par, mas hoje sou contra. Acredito que sessões freqüentes de code review são muito mais eficientes. Programadores precisam ficar a sós para realmente conseguir criar coisas novas. O code review posterior ajuda com que essas novas idéias sejam validadas pelos colegas e garante as mesmas vantagens da programação em par.

    ResponderExcluir
  2. Bom post!!! Li um pouco desse livro para meu TGI e o que me deixou mais instigado foi a programação em par. Se eu tivesse que trabalhar em par acho que teria muito medo, mas acho que ia me ajudar a crescer tão rápido como programador que seria uma experiência muito boa!

    ResponderExcluir
  3. Nicolas, já experimentei a programação em par e aprendi. Também ensinei.
    Vale a pena, mas tem casos que a equipe não se adapta ou utiliza outras práticas como o colega Roberto Barros citou.

    ResponderExcluir