terça-feira, 10 de maio de 2011

Multidisciplinar não é Saber Tudo

multitarefa

Uma equipe multidisciplinar não é uma equipe sabe tudo. Na realidade, uma equipe multidisciplinar é composta por profissionais especialistas que se empenham em ajudar os seus colegas em outras tarefas.

Assim todos integrantes da equipe aumentam seus conhecimentos e, na falta de algum colega a equipe não ficará na mão.

Analisando atualmente as vagas do mercado de TI, noto que as mesmas exigem diversas tecnologias. Fico pensando no caso de um DBA, esse geralmente é especializado em mais de um banco de dados. Um DBA também poderá ajudar na modelagem de dados e programar, mas exigir que seja um excelente Webdesigner é exagerado, popularmente falando pode quebrar um galho.

O mesmo acontece com pessoal da analise e programação, que são capazes de montar tranqüilamente uma tabela no banco de dados. Mas saber alocar e reorganizar as tablespaces para tabela é tarefa para um DBA, pois exige conhecimento profundo de banco de dados.

Também vi exigências para analistas de negócios (BA) que mais parecia buscar analista de qualquer negócio que faz de tudo na TI, recomendo um excelente artigo do Professor Rildo Santos: “Analista de Negócio ou "Analista de Qualquer Negócio faz de tudo na TI"”. O foco do analista de negócios é facilitar a entrega de valor para o cliente e trabalhar junto à equipe para esse objetivo, ou seja, um facilitador entre o cliente e a equipe para entendimento do negócio.

Não é errado um profissional de TI saber mais de uma tecnologia, alias todos que conheço dominam várias tecnologias e sempre buscam mais conhecimentos, através de cursos ou autodidatamente. Mas saber tudo não existe. Um gastroenterologia é um clinico geral, mas não poderá fazer uma cirurgia no coração.

“Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre.”

Paulo Freire

Ta-ta for now

3 comentários:

  1. Ótimo Post. Recentemente escrevi algo similar em:
    http://sopixel.com.br/qualidademanaus/2011/04/20/gerente-de-projetos-e-analista-de-negocios/
    Forte Abraço!
    Atenciosamente,
    Renato Borges

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo feedback Renato.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, muito legal uma reflexão sobre este assunto. Temos que saber conviver com o colega sabendo mais em um determinado assunto e mesmo assim continuar ensinando o que você sabe, algum por inveja tentar esconder do colega seu conhecimento para "ter" uma vantagem na competição de quem sabe mais.

    ResponderExcluir