terça-feira, 16 de setembro de 2014

A Cultura Maquiavel Bloqueia a Visão Fora da Caixa


Hoje vamos falar sobre o bloqueamento da visão fora da caixa pela cultura Maquiavel dentro das empresas.
Imagine a seguinte situação: Os funcionários de uma empresa são engessados e vivem o fantasma do medo. Os gestores não seguem a linha líder servidor e vivem socando metas nos seus funcionários. Os funcionários quando estão fora do ambiente de trabalho só falam dos seguintes assuntos: O novo prédio da empresa, a nova filial, a nova meta, o novo gestor, o colega que puxou o tapete do outro e etc.
O engessamento e medo são típicos da cultura Maquiavel, que bloqueiam a visão fora da caixa. Claro que metas são necessárias para todas as empresas. Porém novas idéias são vitais para inovação e mudança. O mecanismo que leva ao crescimento no mercado competitivo contemporâneo.
Os gestores que não incentivam novas idéias dos seus funcionários. Inibe a visão fora da caixa. Gestores esses que não seguem a linha líder servidor. Levando as empresas a buscarem a visão fora da caixa fora da empresa. Um custo desnecessário, pois poderiam incentivar seus funcionários a trazerem novas idéias. Isso eleva à auto-estima dos funcionários. E as empresas economizam no banco de idéias. Estimulando a cultura da pesquisa no mundo corporativo.
Existem empresas que tem banco de idéias por funcionários e economizam uma boa quantia por ano em soluções. E investem essa quantia em treinamento para seus funcionários. Um grande incentivo aos funcionários, pois eles fazem parte das novas idéias e soluções.

Em suma, a visão fora da caixa só traz benefícios às empresas. Propiciando a inovação e mudança, mecanismo que ajuda as empresas na competitividade no mundo corporativo. As empresas tem que se conscientizar que funcionários engessados e com medo não tem visão fora da caixa, e não ajudarão a inovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário